Monday, July 03, 2006

França 1 x 0 Brasil

1º/7/2006 - Quartas de Final - Frankfurt - 16 horas

Foi a melhor atuação dos franceses na copa, mas só isso não explica a eliminação do Brasil. Esse é um dos jogos que fica a sensação que foi o Brasil que perdeu, e não a França que ganhou. E claro que a França dominou, mas quantas chances de gol tiveram os franceses? Poucas, menos ainda foram as oportunidades criadas pelos brasileiros.
A França repetiu a mesma escalação dos jogos anteriores, apenas os "pontas" Malouda e Ribery jogaram um pouco mais recuados, Zidane ficou livre para jogar, e os marcadores brasileiros continuaram a deixar ele livre para jogar. Sobre isso é interessante a manifestação do Tetracampeão Jorginho:
Faltou um líder dentro de campo. Alguém para gritar, dar um bico para cima na hora que o Zidane dava lençolzinho. Tinha que dar um bico nele. Faltou uma chegada dura. Que negócio é esse de fazer frescura? O Dunga é chato para caramba mas se ele tivesse lá isso não tinha acontecido"
E foi exatamente isso que aconteceu, ninguém encostou no Zizou, como se tivessem medo de marca-lo. Sobre a marcação em Zidane, Parreira foi extremamente infeliz e prepotente ao dizer que jogador brasileiro não sabe marcar homem a homem. Parece que Parreira não viu a semifinal da Champions League, entre Arsenal e Villareal, onde Gilberto Silva foi perfeito na marcação individual em Riquelme, anulando-o por completo. Custava mandar o mesmo Gilberto Silva "grudar" no Zidane?


O "cochilo" de Roberto Carlos no gol da frança já entrou para história, mas há de se ressaltar que apenas Juan, Lúcio e Gilberto Silva acompanharam a bola e seguiram na marcação, enquanto 5 franceses adentravam a área, entre eles Henry que fez o gol. Me parece que a "defesa" estava mal posicionada, ficando na linha da grande área.

É consenso que faltou atitude e liderança em campo, e eu concordo, e assim sendo não faz sentido a não-escalação de Emerson, deu pra ver ele berrando do banco de reservas, quando deveria estar dentro de campo, onde poderia fazer diferença. Alguém para dar uma chegada em Zidane. Lúcio bem que deu uma chegada no Henry, mas ninguém mas fez nada, fazer faltas não resolveria todos problemas da seleção, mas ao menos demonstra indignação, e fazer faltas é algo que toda equipe competitiva, que almeja ser campeã, tem de fazer

Talvez Emerson tenha "pagado o pato" pelos laterais veteranos. Há pouco tempo atrás, O técnico Carlos Billardo (campeão em 86) alertou para o problema nas laterais do brasil, e que isso estava sobrecarregando o Emerson. A entrada de Cicinho no decorrer do jogo visava corrigir um erro que vinha desde a estréia. Da mesma forma que Gilberto tinha de ser o titular, mas Roberto Carlos se escalou no carteiraço.

A entrada de Juninho não causou o efeito esperado, Wanderley Luxemburgo insinuou que ele "amarelou", pra mim ele foi abandonado por seus companheiros, ficando relegado tão somente a marcação, que não é seu forte. Sua saída é compreensível, mas entrada de Adriano é inexplicável, só se for pele insistência de Parreira com o "quadrado". Robinho entrou tarde, mas entrou bem.


Kaká e Ronaldinho estiveram sumidos, talvez seja efeito da longa temporada européia, mas também a falta de vontade, de garra. Ronaldo bem que tentou mas em algum jogo ele pagaria o preço pela falta de cuidado com a forma física.

A França esteve bem, entrou para jogar uma copa do mundo. Thuram foi uma muralha na zaga, Vieira repetiu as boas atuações anteriores, e Zidane, mesmo que não marcado como deveria, deu show, fazendo a melhor atuação da copa até aqui. Perder é do jogo, mas não dessa forma, sem esboçar reação



Brasil 0x1 França

BRASIL: Dida, Cafu (Cicinho, 75min), Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Zé Roberto, Juninho Pernambucano (Adriano, 62min) e Kaká (Robinho, 78min); Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo - Técnico: Carlos Alberto Parreira.

FRANÇA: Barthez, Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Makelele, Vieira, Ribéry (Govou, 76min), Zidane e Malouda (Wiltord, 80min); Henry (Saha, 85min) - Técnico: Raymond Domenech.

Data: 1/julho/2006
Estádio: Commerzbank (Frankfurt)
Árbitro:s Medina Cantalejo (ESP)
Público: 48.000
Gols: Henry (56min)
Cartões amarelos: Cafu, Juan, Lúcio e Ronaldo (BRA); Sagnol, Thuram e Saha (FRA)

No comments: