Tuesday, July 04, 2006

Jogando em casa



Eu sempre acreditei na seleção alemã nessa copa, imaginava um eventual tropeço contra um grande, como Brasil e Argentina o que não aconteceu, ou Itália que ainda pode acontecer, mas de forma alguma achava que os alemães dariam vexame, que fariam papelão como muitos diziam. Essa minha crença se apoia em algo muito simples: A Alemanha joga em casa, e isso faz muita diferença. Fez diferença contra a Polônia e fez a diferença contra a Argentina. Talvez faça a diferença contra a Itália.



Há também a questão da retomada do orgulho nacional, que claramente foi abandonado após o nazismo, e nessa vez, na alemanha reunida os torcedores se manifestam com muito mais força do que em 1974





Segundo a imprensa brasileira três gritos se destacam e na torcida alemã:

"Berlin, Berlin, wir fahren nach Berlin!" (Berlim, Berlim, nos vamos para Berlim) - Desde o primeiro jogo já cantam isso. Apesar do time ainda não ser considerado forte, a torcida tem apoiado bastante o Nationalelf.



"Steh auf, wenn du Deutscher sei!" (Levante-se se você for alemão - ao som de "Go West") - Neste momento, o estádio inteiro se levanta e grita de maneira ensurdecedora.
obs: esse eu acho meio estranho, pra quem não sabe "go west" é da dupla gay Pet Shop Boys, Go west significa ir para o Oeste, mais precisamente San Francisco. Não sei se uma música sobre migração de gays tem muito a ver com futebol



"Finale, oh, oh. Finale, oh, oh, oh, oh" (Final... - ao som de "Volare") - Hino do pós-jogo alemão.

A Alemanha é o único lugar onde não se grita gol (goal), e sim "tor" como se pode ver na faixa acima

No comments: